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quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Nissan LEAF em Testes no Brasil:

A Nissan introduziu seu primeiro veículo puramente movido a bateria elétrica (EV – Electric Vehicle), o Altra Nissan, no Salão do Automóvel Internacional de Los Angeles, em 29 de Dezembro de 1997. O Altra EV foi produzido entre 1998 e 2002 e apenas cerca de 200 veículos foram produzidos, e foi usado principalmente como veículo de frota para empresas como concessionárias de energia elétrica. A Nissan também desenvolveu o Hypermini Nissan, realizando um programa de demonstração e vendeu um número limitado para frotas governamentais e empresariais no Japão, entre 1999 e 2001. Uma pequena frota de Hyperminis, também foi testado no terreno em várias cidades da Califórnia entre 2001 e 2005.

Lançado em 2009, o protótipo do carro elétrico EV-11 foi baseado no Tiida Nissan (Versão da América do Norte), mas com o motor a gasolina convencional substituído por um sistema de transmissão totalmente elétrico, e incluiu um motor elétrico de 80 kW (110 CV) / 280 N·m e uma bateria de Lítio-ion de 24 kW·h, especificada para prover uma autonomia de 175 km (109 milhas), sobre o regime do United States Environmental Protection Agency LA-4, para condução na cidade. Dispõem de sistema de navegação, com controle e monitoramento remoto, através de uma conexão via celular através do centro de dados e segurança da Nissan.

A tecnologia do EV-11 tinha sido previamente desenvolvida e testada nos carros de teste EV-01 e EV-02, construídos com uma motorização totalmente elétrica, usando o sistema de transmissão do Nissan Cube (Z11) como base de desenvolvimento. O protótipo do EV-11 esteve em exposição em 26 de julho de 2009. Uma semana depois, em 02 de agosto de 2009, a Nissan apresentou sua versão de produção em sua sede em Yokohama, comprometendo-se em iniciar as vendas no varejo, tanto no mercado norte-americano quanto no do Japão no final de 2010.

O fruto desse desenvolvimento resultou no Nissan LEAF, denominação sugestiva que tanto pode significar “Folha”, como também um acrônimo para “Leading, Environmentally friendly, Affordable, Family car”. O LEAF é um carro totalmente elétrico, Hatch de cinco portas, com porta malas traseiro e foi introduzido no Japão e nos Estados Unidos em dezembro de 2010.


A autonomia oficial, apurada pelos funcionários da Agência de Proteção Ambiental dos EUA é de 117 km (73 milhas), com um consumo de energia de 765 kJ por quilômetro (21,25 kW·h/100 km) e a economia de combustível poupado é avaliada em 1 galão de gasolina a cada 99 milhas (o equivalente a 2,38 litros a cada 100 km). Já, o New European Driving Cycle apurou a autonomia do LEAF em 175 km (109 mi).

As entregas aos clientes começou nos Estados Unidos e Japão no final de 2010, na Irlanda e no Reino Unido no início de 2011. Em novembro de 2011, as entregas do LEAF também se iniciaram no Canadá, França, Portugal, Holanda, Noruega, Espanha e Suíça.

As vendas na Bélgica estão agendados para o final de 2011, na Dinamarca no início de 2012, e disponibilidade no mercado mundial está prevista para 2012. A disponibilidade inicial é limitada em quantidade e para mercados selecionados. Produção dos EUA começará em 2012, e a produção do Reino Unido está prevista para 2013.

Em Outubro/2011, a Nissan vendeu 849 unidades do LEAF nos EUA, e no acumulado do ano 8.048 exemplares já estavam rodando sem emissão de CO2. Desde que foi lançado no mercado norte americano, o LEAF vendeu mais do que o Chevrolet VOLT, provando que o consumidor norte americano não ficou intimidado pela limitação de alcance do carro elétrico japonês.

Como um carro totalmente elétrico, o Nissan LEAF não produz poluição tubo de escape ou emissões de gases de efeito estufa no ponto de operação, e reduz a dependência do petróleo.

Desde dezembro de 2010, mais de 27.000 LEAFs foram vendidos no mundo até abril de 2012. Os mercados mais vendidos são o Japão, com 13.000 unidades, nos Estados Unidos, com mais de 11.000 unidades, e na Europa com 3.000 unidades, liderado pela Noruega com mais de 1.000 LEAFs vendidos.

Entre outros prêmios e reconhecimentos, o Nissan LEAF ganhou o Prêmio Visão 2010 Green Car, o carro de 2011 do Ano Europeu, o World Car of the Year 2011, e o Car of the Year 2011-2012 Japan.

No Brasil, os testes comerciais começaram efetivamente em 11/06/2012, a partir da entrada em operação de duas unidades do LEAF na frota de táxis de São Paulo.

As duas unidades do Nissan LEAF são as pioneiras de um programa piloto da Prefeitura de São Paulo para analisar a viabilidade do uso de carros elétricos no transporte público da cidade.

Os veículos fazem parte do acordo fechado entre a Prefeitura de São Paulo, a AES Eletropaulo e a aliança Renaut-Nissan no Brasil, que prevê a entrega de mais oito veículos elétricos até o final do ano de 2012.

O circuito de tráfego inicial é pré-definido e restrito: disponíveis no ponto entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, os elétricos andarão dentro do mini Anel Viário de São Paulo. O projeto tende a crescer no segundo semestre, quando os demais oito carros serão incluídos no projeto.

O custo do veículo elétrico promovido pela Nissan ainda é bastante alto, com preços entre R$ 80 mil e R$ 110 mil. Por esse motivo, o presidente da companhia no Brasil, Christian Meunier, desconsidera as vendas do modelo tão cedo por aqui e a Nissan oferecerá os veículos elétricos em regime de Comodato, às empresas de Táxi que desejem utilizar os modelos elétricos.

Além dos custos elevados (custo de aquisição aqui no Brasil. Nos EUA o Nissan LEAF custa menos de US$ 35.000) os veículos elétricos sofrem de um problema ainda maior. A alíquota de impostos para este tipo de veículo é a maior do Brasil, e o projeto da Nissan tem também a intenção de buscar apoio para a redução desta carga tributária abusiva.

Nessa fase de testes, motoristas profissionais em transporte de passageiros acompanham o carro elétrico. Cabe a eles monitorar o número de pontos de recarga que seriam necessários, o desempenho dos automóveis e a manutenção exigida. Por isso, a equipe foi treinada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax) e a Nissan do Brasil.

Ao que parece, quem se submeter a esse projeto-piloto não correrá o risco de ficar parado no meio do trajeto. Haverá quinze pontos de abastecimento, sendo cinco de recarga rápida (recarga de 30 min), instalados pela AES Eletropaulo e 10 de recarga normal (recarga de 6 a 8 horas).

Uma estação de recarga elétrica para o veículo Nissan LEAF já podia ser vista em uma garagem de táxi em São Paulo 05 de junho de 2012. O programa de veículos eléctricos Táxi, apresentado hoje como parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Já, numa garagem da concessionária Eletropaulo, na capital de SP, ao menos 5 estações de recarga já eram previamente instaladas desde meados de 2011.

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